Ciganos

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cigana das Almas



“Vem trazendo alegria
vem trazendo mistérios
ronda na madrugada
É a Cigana Das Almas
Oh!… Cigana!
Oh!… Cigana!
Oh!… Cigana!
Oh!… Cigana!
Vem girando entre as Almas!”

Uma das primeiras entidades a baixar nos terreiros de Umbanda, por isso a confusão em torno de seu nome. A Cigana das Almas também e conhecida como Pombo Gira Menina Cigana do Cruzeiro das Almas. 

Gosta de ser chamada de senhorita ( é adolescente, tem 15 anos); seus cabelos são claros; adora rosas amarelas; bebe água, champanhe ou sidra; costuma dar um nó ao lado direito da barra da saia; vem em pé e gosta de dar bastante gargalhadas.

Trabalha com uma pedra de Pirita na mão esquerda; usa um lenço estampado com predominância da cor vermelha ( com três nós: 1 em cada ponta e o outro no centro) pendurado da nuca a testa com as pontas caídas sobre os ombros)
Recebe oferendas no jardim de preferência durante o dia ( frutas); fuma cigarro ou cigarrilha ( mas o que ela gosta mesmo é de dar consulta… de bico seco ou molhado, com ou sem cigarro).

Ela costuma ensinar aos consulentes que não se deve dizer “Obrigada (o)” a um Exu. Pois, cada um tem o que merece …E diz que sempre que alguém precisar ou pensar nela, deve acender uma vela branca junto com uma rosa amarela e colocar no cruzeiro das almas, de preferência numa 2ª feira.
Salve a Cigana das Almas!!!