Ciganos

sábado, 13 de janeiro de 2018

Como escolher sua saia cigana



Como os ciganos estão espalhados pelo mundo em diversos clãs, é também um povo de diversas culturas. Assim, não podemos dizer que há apenas um tipo de roupa ou saia cigana. Cada clã ou cada família tem seu jeito de se vestir. Alguns moram em lugares quentes e preferem as roupas mais leves, outros vivem em ambientes frios, e por isso preferem roupas mais quentes e pesadas. Alguns grupos adoram saias com bastante roda e babado. Outros grupos preferem saias mais justas, cheias de brilhos e detalhes. Há ainda as camponesas, que preferem saias mais curtas, para não atrapalhar o trabalho do campo.


Apesar de tantas variedades, o figurino da Dança Cigana que conhecemos hoje mais popularmente se baseia nas roupas de festa ou artísticas usadas pelas mulheres (principalmente russas e espanholas) do final do século XVIII ao XIX. São saias com bastante roda e que não mostram as pernas. A escolha dos detalhes vai das características da dança de cada região e do gosto de cada dançarina!


A primeira coisa a saber quando escolhemos uma saia cigana é o tamanho. Ela tem que ter no mínimo oito metros de roda, para uma dançarina que usa tamanho P. Saias “médias” podem chegar a 12 metros, e há outras maiores ainda. Ela tem que ter também um corte estilo “godê”, de modo que tenha uma grande abertura do cós ao comprimento. Quanto maior a roda e a abertura, mais bonitos ficarão os movimentos de saia. Um bom teste que você pode fazer é pegar a ponta, dar a volta por trás e segurá-la do lado oposto, na altura de sua cintura. Ficou com sobra? Então está boa. A saia subiu ou não conseguiu dar a volta? Então precisa ter mais roda, ou verifique o comprimento dela.


Outro ponto importante é o comprimento do cós. Ele não pode ficar muito abaixo da cintura, pois isso diminui o comprimento da roda da saia. Aqui, o teste é fazer um movimento de infinito com a saia e verificar se o movimento está grande e você está confortável para fazê-lo ou tem que inclinar o corpo para pegar mais saia.


Os melhores tecidos são os mais maleáveis. Há lindíssimas saias por ai que não giram com facilidade e acabam frustrando suas donas. Tecidos como chiffon e cetim são ótimos. Algodão fica um pouco pesado.


Antes de comprar sua primeira saia, experimente uma saia de alguém para testar como são os movimentos. Na hora da escolha, coloque a saia, balance, gire, sinta.


  • Saias de babado e de bolinhas combinam muito com as danças espanholas.

  • Saias de retalhos e com florzinhas dão um ar de camponesa à sua dona.

  • Saias coloridas, com flores grandes e babados são ótimas para rumbas e danças russas.

  • Saias com uma camada menor em cima, como uma estrela, são comuns entre ciganas inglesas, amigas das bruxinhas de Cardiff.

  • Saias com rendas são muito apropriadas para bailados românticos.

Se a sua saia tem apenas uma cor, coloque enfeites e acessórios para deixá-la mais personalizada!

E não se esqueça! Para não mostrar as pernas é imprescindível que se use um forro, algo como um saiote, da mesma altura da saia. O forro é bem mais justo que a saia, exatamente para não mostrar as pernas quando a gente gira.
Brigitte Angel

Nenhum comentário:

Postar um comentário