Ciganos

domingo, 1 de abril de 2018

Termos e Frases Ciganas


Termos e Frases Ciganas

• Ando gav bi zhuklesko jal o pavori bi destesko ( Em uma terra sem cães os fazendeiros andam sem cajados)



• Akana mukav tut le Devlesa ( Eu agora deixo-o com Deus)


• Baxt hai sastimos tiri patragi ( Boa sorte e boa saúde)


• Bi kashtesko merel i yag (Sem madeira o fogo pode morrer)


• Bartai Sastimos - boa sorte e boa saúde


• Devlessa Araklam Tume ! - (É com Deus que te encontro!)


• Devlesa avilan (Deus quem te trouxe)


• Droboy tume Romale ( cumprimento tradicional, como um “olá”)


• Dza devlesa (Deus vá com você)


• Feri ando payi sitsholpe te nauyas (É na água que se aprende a nadar)


• Hai Shala? (Você entende?)


• Hay Sheli (Eu entendo, concordo)


• Hery? (Verdade?)


• Kamav tu - Te amo


• Latcho Drom! (Boa viagem, Bom caminho!)


• Love k-o vast, bori k-o grast (Dinheiro na mão, noiva no cavalo)


• Me Volis Tu - Eu te amo


• murri shukar - minha linda


• morro volá - meu amor


• Me som Alexia (Eu sou Alexia)


• Mishto hom me dikava tute (Estou feliz em vê-lo)


• Miro Prala ( Meu irmão)


• Miri Pen (minha Irmã)


• Mandar tsera tai kater o Del mai but te aven tumenge (Para mim um pouco de dinheiro, para você Deus dê prosperidade)


• Me Kom Te ou Me kom Tu (Eu te amo)


• Nais Tuke/Gestena (Obrigado)


• Ne rakesa tu Romanes? (Você não fala Romany?)


• O manusha khelevan tut (O povo te faz dançar)


• tchumidau thio ilo - beijo no seu coração


• Thie Aves Thiatlô Lom, Manrô Tai Sunkai! - Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com o ouro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário