Ciganos

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cleromancia (Dados)





CLEROMANCIA – Sistema divinatório com funções oraculares que utiliza cubos (dados) numerados ou escritos, feitos em variados materiais, lançados sobre uma superfície plana. As respostas são dadas pela contagem dos pontos e seus respectivos significados. ( Sinônimos: dadomancia, cubomancia, astragalomancia.)


Certa vez questionaram-me se dava sorte ter Dados (de seis lados com numeração de um à seis em cada uma das faces) junto às cartas ou Lâminas do Tarô que jogamos. Este pergunta surgiu da observação de que, quase todos o Povo Rom (o maior grupo tribal cigano que mais preserva a tradição, os outros são os “sinti” e os “calons”), usam os dados e moedas juntos às cartas.



Os dados são utilizados como um Oráculo, bem como as moedas, o café, o chá, as nuvens, os cantos dos pássaros, as entranhas de determinados animais, a água, o fogo, as nuvens, as folhas e gravetos caídos pelas estradas da vida… Na verdade, o “pueblo gitano”, devido ao seu maior contato com a natureza, passou a observar que tudo está interligado e que cada objeto ou evento, por menor que seja, pode-nos revelar um pedaço da história que vivemos a cada nascer e pôr-do-sol. Essa interdependência está bem explicada, nos dias atuais, pela Física Moderna, devido ao seu grande avanço…



O meio esotérico nomeou tal Oráculo como Cleromancia e apesar de uma antiga arte divinatória, pouco é difundida aqui no Brasil; usam-nos somente para “jogos de má sorte”, raríssimas pessoas sabem utilizá-lo em sua real finalidade oracular…

Por outro lado, afastando-se do povo ciganos, conta uma lenda grega que palamedes, filho de Náupilo, rei de Eubéia, foi educado pelo centauro Quíron, e dele recebeu conhecimentos de medicina, matemática, astronomia e magia.
Quando a bela Helena desapareceu de Esparta, o inteligente e responsável Palamedes consolou Menelau, seu marido, que enlouqueceria de dor e ódio.


Engajado na guerra que se seguiu “A Guerra de Tróia” Palamedes procurava manter o ânimo das tropas durante o longo cerco. Numa noite, o astuto príncipe ensinou a seus homens a arte de prever o futuro utilizando pequenos e lúdicos objetos cúbicos, com as faces marcadas.

A verdadeira origem dos dados não é conhecida, contudo podemos observar certa semelhança às figuras do dominó, aos hexagramas do I Ching, bem como às figuras geomânticas. 

Uma dica: compre três dados, assim você poderá utilizá-los em qualquer método dentro da Cleromancia, dê preferência a adquiri-los numa quarta-feira, em seguida, enterre-os num vaso de plantas, ou no quintal de sua casa e deixe-os assim por vinte e quatro horas (peça para a Mãe Terra purificá-los e protegê-los das energias nefastas). Isto feito desenterre-os, lave-os com bastante água e exponha-os ao sol da manhã (neste momento, solicite ao Sol que dê vida aos dados, para que ele possa “nascer” como um objeto oracular puro e verdadeiro). Refaça este ritual toda vez que desejar limpar e energizar seus dados, a realização deve ser efetuada, pelo menos, uma vez por ano. Pronto, seus dados estão limpos e energizados. Agora guarde-os num saquinho da cor de sua preferência (a cor usada pelos ciganos é a vermelha ou verde).


Se você desejar poderá utilizar oráculo dos dados para sua orientação pessoal de forma simples e direta. Para consultar os dados você irá precisar de um par deles, ou seja, apenas dois. Uma vez adquiridos, os dados, devem ser energizados. Lave-os com água mineral sem gás ou com água misturada com sal grosso. Se você é uma pessoa mística, deixe-os receber a luz do sol e a luz da lua. A saber, durante uma noite coloque-os na sacada de uma janela até o amanhecer para que sejam banhados pelos primeiros raios de sol. Das 19h até as 7h da manhã do dia seguinte. 

Evite a lua minguante para fazê-lo. Os ciganos, na grande maioria os homens, jogam com três dados, e só o utilizam depois de energizá-los com água doce, da chuva, do rio, lago ou cachoeira e consagrá-los dentro do ritual cigano. Lançam os dados sobre um lenço estampado e com um copo de água ao lado para neutralizar as forças negativas. Existem diversas formas de se utilizar esse Oráculo, quer seja com um, dois e três Dados.

Para praticar a Cleromancia, (oráculo dos dados) basta se concentrar na pergunta e agitar o seu par de dados dentro de um copo de vidro ou uma caneca. Depois de escolhido o referido utensílio, não o utilize mais para outro fim, ou seja, não se deve beber mais nada nele. Agite os dados num copo ou numa caneca, pelo menos umas sete vezes, tampando a superfície com uma das mãos. A seguir, lance-os sobre uma mesa coberta com uma toalha na cor de sua preferência. Quando caírem na superfície, analise-os somando os valores de cada dado. O resultado da soma deve ser considerado de dois até o doze, pois se trata do número máximo encontrado.

Outra forma consiste em desenhar com um giz (branco) três grandes círculos sobre uma mesa. O primeiro será o círculo do amor, o segundo do trabalho e o terceiro do dinheiro. A seguir, pegue dois dados e agite-os em suas mãos, enquanto se concentra no assunto representado pelo círculo. Por exemplo, se for jogar os dados no círculo do amor, imagine a pergunta: “como vai estar a minha vida amorosa? ” Se quiser saber como anda a sua vida profissional ou financeira, adapte a pergunta. Depois de ter formulado a questão, jogue os dados no circulo escolhido e some os resultados e consulte as respostas.



O JOGO COM UM DADO:


Existem duas opções de jogo:

A) Lança-se o dado sobre uma superfície, e interpreta-se de acordo com a face que ficou virada para cima. As interpretações de cada número (1 a 6) seguem-se na seqüência.

B) Você pode riscar num papel um círculo de 25cm de diâmetro. Usando o mesmo centro, trace outro círculo, com 35cm de diâmetro por fora. Segure o dado, e se concentre. Se ele cai dentro do círculo menor, a resposta É NEUTRA. Se ele cai no círculo maior, a resposta É POSITIVA. Se cai fora do círculo, a resposta É NEGATIVA.

1 – inícios, iniciativa, energia vital, potencial de criação.
  • POSITIVO: O momento é muito benéfico, tome todas as iniciativas necessárias.
  • NEUTRO: Pare e avalie melhor antes de agir. Ouça outras opiniões e não faça nada por impulso.
  • NEGATIVO: O momento é desfavorável para iniciar qualquer coisa, não faça nada que possa interferir demais em sua vida, talvez você esteja direcionando mal seus objetivos.

2 – divisão, união, intuição, energia feminina, uma mulher.
  • POSITIVO: Você só conseguirá o que quer com o auxílio de outra pessoa, tudo está propício para a união e a sorte.
  • NEUTRO: Seus objetivos só serão atingidos se você seguir sua intuição, e agir com diplomacia e benevolência.
  • NEGATIVO: Cuidado com atritos e rivalidades, não seja infantil. Não avalie as coisas somente pelo seu ponto de vista.

3 – equilíbrio, vitória, conquistas, criatividade.
  • POSITIVO: Uma novidade tornará seu projeto ainda mais promissor. Siga em frente, a fase é fértil e criativa.
  • NEUTRO: Leve seu projeto adiante, mesmo com dúvidas. Confie em seu potencial de realização, abuse de sua criatividade.
  • NEGATIVO: Fique atento às decepções, e não se atenha demais às futilidades. Todo e qualquer desequilíbrio é prejudicial ao que queremos.

4 – solidez, bases, ordem, racionalidade, concretização, um homem.
  • POSITIVO: Seus desejos serão realizados, mas é necessário que você tenha paciência, pois a realização vem de forma lenta e gradativa.
  • NEUTRA: Somente tome decisões quando tiver certeza daquilo que pretende. Avalie suas bases, tenha método e organização, use autoridade com disciplina.
  • NEGATIVO: Não seja egoísta nem autoritário demais. A rigidez e a inflexibilidade são péssimas conselheiras. Reveja seus planos. Não-realização.

5 – provação, dificuldade, crescimento espiritual, teste de fé, conhecimento.
  • POSITIVO: Divida suas vitórias com todos os que te cercam ou que colaboraram. Dessa forma, o sucesso será mais amplo que o esperado.
  • NEUTRO: As perspectivas são favoráveis, mas os resultados podem não corresponder às suas expectativas.
  • NEGATIVO: Os caminhos estão fechados, você deve ter fé, buscar um apoio espiritual e recomeçar. Tudo é importante para o aprendizado.
6 – indecisão, dúvidas, situação delicada, incerteza.
  • POSITIVO: O momento só será favorável se você for coerente com a sua conduta. Não seja indeciso, nem tente fazer várias coisas ao mesmo tempo a fim de evitar dispersão.
  • NEUTRO: Não faça alarde de suas pretensões antes das coisas se realizarem. Não se mantenha em cima do muro, pense com cautela mas também aja.
  • NEGATIVO: As perspectivas são desfavoráveis, você poderá ter um prejuízo. Reavalie suas metas e mude o que não lhe agrada.




A SORTE PELOS DADOS CIGANOS



O jogo de dados é velho como o mundo. Na Idade Média, os ciganos sabiam jogá-lo bem. Agora poucos sabem”, fala a cigana. Não jogue com dados sem ter feito sua firmeza, e sem crer neles. Senão não adianta nada. Sacuda bem os três dados em um copo de couro, com a mão esquerda, e jogue-os sobre uma mesa, dentro de um círculo previamente traçado com giz branco. Conte quantos pontos foram alcançados e verifique sua significação de acordo com a relação da magia, abaixo. 
  • Se a soma das caídas for três, significa que a pessoa se casará e terá muitos filhos. Se for casada, indica paz no lar.
  • Quatro indica frivolidades, traições no amor e perda de dinheiro.
  • Cinco indica sorte em compra de terrenos, ou mudança de emprego.
  • Seis, para mulher, indica que tem muitos apaixonados.
  • Sete, para homem, serve como aviso de sucesso profissional.
  • Oito indica avareza.
  • Nove indica felicidade matrimonial e muita espiritualidade.
  • Dez indica traições e discussões.
  • Onze indica extravagância e dissipação. Cuidado com gastos excessivos.
  • Doze é sinal de que um acontecimento importante vai mudar sua vida.
  • Treze serve como sinal de leviandade.
  • Quatorze indica sorte no jogo, nas corridas e nas apostas.
  • Quinze anuncia sucesso na política.
  • Dezesseis fala de caiporismo na loteria; é mau sinal.
  • Dezessete é desfavorável para banqueiros, jogadores e médicos.
  • Dezoito indica riquezas, honrarias e felicidade. Prediz também prosperidade em todas as espécies de assuntos no amor.



Jogo Cigano com Dados.


Você vai precisar de três dados, e consagra-los da seguinte forma: Lave os dados em água de chuva ou de cachoeira. Faça um ninho em seu altar, com folhas de louro e deite os dados com os seis para cima. Acenda uma vela de sete dias e um incenso de ópio, oferecendo ao povo cigano. Deixe os dados descansar enquanto a vela queimar, por sete dias, e acendendo um incenso por dia ao lado dos dados. Pronto, os dados estão energeticamente funcionais. 
Você vai precisar de um lenço, de qualquer cor menos preto, e um copo com água de chuva ou mineral. Segure os dados entre as mãos e bata os pés três vezes dizendo: “Santa Sara, com seus mistérios, esteja ao meu lado, Pela força da natureza, das águas e do vento, Daí-me energia para descobrir o que (nome da pessoa) quer.” Jogue os dados sobre o lenço e interprete. Para cada pergunta jogar no máximo três vezes. E com a soma dos números dos três dados, você confere o resultado na tabela abaixo:
  • TRÊS: Susto, cuidado com roubo ou perda de tudo.
  • QUATRO: Cuidado com a prisão e com inimigo oculto.
  • CINCO: Traição no amor.
  • SEIS: Falsidade dentro de casa ou da família.
  • SETE: Vivendo um amor, cuidado com ilusão e decepção.
  • OITO: Dinheiro e riqueza a caminho.
  • NOVE: Embaraços para você e para quem estiver ao seu lado.
  • DEZ: Desavenças, intrigas, brigas e fuxicos com pessoas mentirosas.
  • ONZE: Um antigo caso de amor está prestes a ter fim.
  • DOZE: Problemas com a justiça que lhe darão dor de cabeça.
  • TREZE: Doença rondando você e sua família.
  • QUATORZE: Inimigo querendo fechar as portas de seu negócio.
  • QUINZE: Problemas nas pernas ou olhos. Procure um médico.
  • DEZESSEIS: Caminhos abertos, harmonia, paz espiritual, felicidades. Coisas boas.
DEZESSETE: Realização em negócios. No amor, indica união e casamento.
DEZOITO: Negócios vão muito bem e um grande sonho vai se realizar.


“AS JOGADAS DOS DADOS”
Jogo do circulo do amor



  • Dois – Uma antiga amizade pode se transformar em amor. Prepare-se para viver fortes emoções.
  • Três – A felicidade no relacionamento atual vai depender da confiança mútua.
  • Quatro – Uma mentira a seu respeito poderá prejudicar a sua vida amorosa. Fique atento.
  • Cinco – Possibilidade de conhecer alguém interessante durante uma reunião de amigos.
  • Seis – Não espere nada muito sério. Nesta fase, só devem pintar romances passageiros.
  • Sete – Uma pessoa muito rica poderá realizar os seus sonhos de amor num futuro próximo.
  • Oito – Reflita bastante antes de se envolver com alguém, para não sofre decepções sentimentais.
  • Nove – A estabilidade na relação amorosa irá favorecer o seu crescimento espiritual.
  • Dez – Será difícil – mas não impossível – aparecer o amor dos seus sonhos. Não desanime.
  • Onze – Uma grande paixão poderá nascer de um encontro casual e levá-lo ao mundo dos sonhos.
  • Doze – Uma pessoa que você conheceu na infância vai reaparecer e alegrar o seu coração.

Jogo do Círculo do Trabalho


  • Dois – Ao escolher uma profissão, pense mais na sua realização. Dinheiro não é tudo.
  • Três – Este é o momento ideal para você tentar uma mudança de emprego ou de função.
  • Quatro – Suas chances de sucesso profissional dependem da resolução dos problemas pessoais.
  • Cinco – Uma pessoa influente irá ajudá-lo bastante no seu ambiente de trabalho.
  • Seis – Num futuro próximo, seu talento será reconhecido e você terá muitas chances de brilhar.
  • Sete – Cuidado com os falsos amigos, pois há riscos de você cair na armadilha de pessoas invejosas.
  • Oito – Na hora de decidir o seu futuro profissional, peça conselhos a pessoas mais velhas.
  • Nove – O sucesso no trabalho vai depender muito da sua capacidade de ceder de vez em quando.
  • Dez – Uma boa oportunidade lhe será oferecida. Mas você deve pensar bem antes de tomar uma decisão.
  • Onze – Tente começar uma nova atividade que lhe permita desenvolver o seu potencial criativo.
  • Doze – É preciso ter paciência: por enquanto, não há chances de mudanças ou promoções.

Jogo do Círculo do Dinheiro


  • Dois – Uma viagem de negócios lhe trará a oportunidade de obter excelentes lucros. 
  • Três – Crise financeira à vista, devido ao fracasso de um investimento feito impulsivamente.
  • Quatro – Se ficar adiando as suas decisões, você pode perder uma boa chance de ganhar dinheiro.
  • Cinco – As perspectivas neste campo são muito favoráveis. Confie na sua intuição.
  • Seis – Risco de sofrer prejuízos. Procure manter os seus gastos rigorosamente dentro da rotina.
  • Sete – Possibilidades de você receber uma herança ou uma soma de dinheiro em forma de presente.
  • Oito – Se não controlar a tendência a gastar mais do que deve, você poderá ficar com saldo negativo.
  • Nove – Uma mudança de emprego resultará numa significativa melhora financeira.
  • Dez – Um amigo poderá ajudá-lo a realizar um negócio vantajoso e obter grandes lucros.
  • Onze – Guarde segredo sobre os seus ganhos, para evitar a inveja de pessoas mal-intencionadas.
  • Doze – O sucesso no campo financeiro vai depender da sua agilidade para tomar decisões.

Jogo do Sim ou Não



  • 2 – Não, pois depende de outra pessoa. Só resta esperar o tempo passar e aguardar novos acontecimentos. Será fácil tornar-se uma vítima das circunstâncias.
  • 3 – Sim mas, adverte quanto ao abuso da sorte e excesso de confiança. Evite falar demais e deixar de observar as lições que se repetem. Fale menos e ouça mais.
  • 4 – Não, pois representa o limite, a teimosia e o orgulho. Pode haver restrição quanto a sua liberdade, o que o faz infeliz. Sua rigidez atrapalha seu sucesso lhe impede de aceitar as mudanças.
  • 5 – Sim, caminhos abertos e boas oportunidades. Acredite na sorte e não tenha receio de experimentar o novo. Bom para dinheiro. Você está aberto a novas situações e terá alegrias.
  • 6 – Não, pois aponta para responsabilidade extras. Risco de se deixar guiar pelas paixões e cair em armadilhas emocionais. Não fantasie a realidade e nem seja tão apegado às pessoas e às suas posses.
  • 7 – Sim, confie em sua estrela e deixe o medo de lado. Use sua intuição para se livrar dos dissabores. Medite e relaxe para decifrar seus enigmas. Você deve confiar na sua percepção e agir sem medo.
  • 8 – Não, pois este resultado pede resistência e força interior acentuada, coisa rara na maioria das pessoas. Pode vivenciar alguns prejuízos. Grandes lições a serem vivenciadas nos planos material e espiritual.
  • 9 – Sim, você está no caminho certo e a rodeado de grandes possibilidades. Dê atenção aos pequenos detalhes. Evite a falta de concentração. Evite agir com autoritarismo e termine aquilo que começou.
  • 10 – Não, pois indica uma situação que vai alternar, virar de cabeça para baixo. Evite a ansiedade e a precipitação. Tempo de renovação. Muitas agitações que podem desviar sua atenção do foco principal.
  • 11 – Sim, pois sugere uma inspiração aguçada. Um resultado surpreendente trazendo muita satisfação e sucesso. Valorize-se ainda mais! Grande inspiração e possibilidade de evoluir interiormente.
  • 12 – Não, pois indica sacrifício pessoal. Hora de dar a vez, compreender e aceitar a restrição que está sendo imposta. Elevação espiritual. Talvez seja vítima de uma grande ingratidão. Falta de reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário