Ciganos

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Elemento Ar



O elemento AR que é um dos elementos principais dentro da ritualística cigana e que vem a ser um dos elementos ativos, como temos o fogo e o ar. A Ar é física e energeticamente um dos elementos principais, porque nós estamos ligados através da respiração ao ar. Ele é um elemento coletivo e está ao mesmo tempo interligado aos quatro elementos, porque ele é o fundamental, estando presente na terra através da evaporação de todos os elementos líquidos e sólidos da terra, nós temos a presença do ar. Quando na água é feita a evaporação de gases e até mesmo da própria água, nós temos também representado o elemento ar.

Temos através do fogo, da sua transmutação, a representação do elemento ar; então ele é indispensável e presente em todos os outros três elementos. É indispensável, porque podemos ficar alguns dias sem beber água, sem comer, e sem o elemento ar não aguentamos mais que alguns minutos, então ele é de suma importância para que possamos fazer invocação de todo e qualquer ritual da abertura de qualquer portal para rituais na cultura cigana. 

Dentro do culto ele é representado principalmente pelos incensos que são suas fumaças energéticas que podem limpar e afastar malefícios, mal-espíritos. Os incensos além de condutores de bom aroma são essenciais para cerimônias e rituais, já que a fumaça em si representa abstratamente a transmutação da matéria e o espírito. O elemento ar dentro da cultura cigana representa o próprio espírito, a própria presença do espírito cigano com sua evolução ao plano espiritual superior, além de serem utilizados em rituais intensamente em todos os tempos em tendas e casas espirituais ciganas. É fundamental que sejam mantidos acesos em altares e oferendas. 

Os incensos não são somente representantes de ar dentro da cultura cigana, através da evaporação de alguns gases da própria terra, através da evaporação da água você tem ali representado o ar em todos os outros. Por isso geralmente ele é o 1o. elemento a ser cultuado e é representado em todos os outros em qualquer ritualística feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário