Ciganos

domingo, 25 de março de 2018


Cigano Bóris, é um Cigano nascido em Málaga na Espanha, desde pequeno já assumiu grandes responsabilidades dentro do acampamento. Filho mais velho, teve que cuidar de suas irmãs com a morte precoce de seus pais.


Moreno de olhos verdes, despertou a paixão de uma cigana de outra tribo, e com ela se casou juntando as duas famílias, transformando ali em um grande acampamento. Cigano justo, à ele cabia todas as decisões tomadas dentro da família. Tornando-se assim, um grande conselheiro. Fez sua passagem aos 62 anos, de uma forte pneumonia que não resistiu.


Cigano de cabelos grisalhos, corpo forte e barba cerrada, adora um bom charuto e um elegante cachimbo. Trabalha na Encantaria Cigana no campo da justiça. Seu dia é a quarta-feira e o domingo, sua cor de vela é a marrom. Em seus rituais, recebe feliz um bom vinho tinto seco, pão, uvas, ave assada, charuto de boa qualidade, um lenço vermelho e um chapéu, deixados dentro de uma cesta em um campo aberto ao entardecer.


O cigano Bóris é um cigano idoso e cheio de sabedoria. O seu nome, Bóris, significa grande conselheiro, guerreiro e forte nas batalhas - uma descrição que resume suas principais características. Ele é um homem grisalho, de pele morena, olhos verdes, barba e bigode bem cerrados. Costuma utilizar uma calça azul marinho e uma blusa branca, acompanhado de um colete de veludo vermelho e um chapéu branco na cabeça. Ele viveu muitos anos, e portanto foi o Kaku (grande sábio, mago) do seu grupo. Apesar de ser um homem muito importante, viveu os seus últimos dias na terra sozinho.



Quando o seu espírito cigano vem à Terra, ele sempre diz os mesmos versos:



“Já fui novo, hoje sou velho;

já fui vencido e já venci;

já caí e me levantei;

já tive fome e me alimentei;

já chorei e já sofri;

já fui triste, hoje sou alegre;

já tive corpo, hoje sou um espírito;

já tive mulher, e no fim da vida vivi só.

Hoje tenho todos vocês em um só ideal.

Venho para ajudar, para lutar e retirar

barreiras dos caminhos para vocês

passarem.

Sou um espírito cigano igual a outro qualquer,

não sou melhor nem pior;

sou o cigano Boris que acabou de chegar.”

Logo depois, ele pede uma taça de vinho e oferece um gole a cada um dos seus assistentes em terra dizendo:

“Que este gole seja o remédio para solucionar

seus problemas e que, ao se misturar com seu

sangue, o purifique e leve ao seu cérebro a

calma e a paz para seu dia-a-dia.”





Salve Cigano Bóris !! Salve o protetor da justiça, optchá !

Texto de autoria protegida pela Lei dos Direitos Autorais - Lei número 9610/98. Responsáveis pela página Templo Escola Casa de Magia Cigana
Foto - imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário